
Qual é a validade da vacina contra a doença da febre amarela ?
About the Course
A O.M.S. - Organização Mundial da Saúde, em 2016, alterou o entendimento sobre a validade da vacina contra a doença da febre amarela, que deixou de exigir um reforço vacinal a cada 10 anos para apenas 01 dose vitalícia.
A ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, entidade brasileira, adotou a recomendação da O.M.S. - Organização Mundial da Saúde, no começo do ano de 2022.
Diante dessa nova recomendação, quem já foi vacinado pelo menos uma vez contra a febre amarela (com a dose padrão / não fracionada) não precisa fazer uma nova visita ao posto de saúde. Estudos realizados demonstraram que 01 única dose é suficiente para proteger por toda a vida contra a transmissão da doença.
No Brasil, houve ação pontual de aplicação de doses fracionadas da vacina contra a doença da febre amarela para coibir a disseminação da doença devido a surtos regionais.
Se você possui apenas o comprovante de vacinação brasileiro e está em dúvida sobre qual tipo de vacina tomou (fracionada ou única) e se necessita receber reforço vacinal, leve o seu cartão de vacinação brasileiro do P.N.I. - Programa Nacional de Imunização à qualquer U.B.S. - Unidade Básica de Saúde para que o profissional da saúde do setor de vacinação possa avaliar a sua situação.
Se você já possui o C.I.V.P. - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, não se preocupe, seu esquema vacinal está completo pois o C.I.V.P. somente é emitido quando o cidadão tomou todas as doses necessárias para ficar protegido.
Todas as companhias aéreas e órgãos fiscalizadores são obrigados a aceitar os C.I.V.P. - Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia mesmo que estejam com a data de validade vencida e o cidadão também não é obrigado a emitir um novo certificado para fazer constar a validade vitalícia.
Fonte: Website ANVISA, Ministério da Saúde Brasileiro e O.M.S.
Your Instructor